domingo, 1 de outubro de 2023

Case com o sapo

Por Vanessa Sene Cardoso

Príncipes e princesas sempre povoaram o imaginário das meninas, alimentado pelos contos de fadas passados de geração a geração. “O sapo virou príncipe”. Quem nunca ouviu essa expressão? Ela vem de uma história que, apesar de ter diferentes versões, sempre resulta em uma ação da princesa que quebra o feitiço do príncipe aprisionado no corpo do sapo.

Quero fazer uma reflexão sobre o príncipe encantado. Na pré-adolescência, as meninas começam a despertar para os sentimentos românticos, surgem as paixonites, e é comum essas emoções reais se misturarem com a ficção. O chamado amor platônico transforma o alvo do interesse em príncipe encantado. Nessa fase é comum o sentimento ficar apenas no campo do sonho e da fantasia. Com o passar do tempo, a imaginação cede lugar para os movimentos naturais das relações humanas: paquera, namoro, casamento.

No entanto, existem mulheres adultas à espera do príncipe encantado, mesmo sem admitir ou perceber essa condição. Essa expectativa tem paralisado e impedido que elas vivenciem relacionamentos reais e saudáveis, com seus momentos de desafios, tristeza, dificuldades; mas recheados de alegria e satisfação. Assim é a vida...

O sapo, de maneira geral, não é considerado um animal atraente; pelo contrário, causa repulsa, medo. E, muitas vezes, também nos mantemos afastadas quando a aparência não nos agrada. Como vamos saber se o príncipe não está escondido na carcaça do sapo, se não permitirmos a aproximação? Todos nós temos nossa versão “sapo” e nossa versão “príncipe”, ou seja, ninguém é perfeito, temos qualidades e defeitos. E a grande magia do relacionamento é aprender a conviver e apreciar o outro como ele é.

Se você está à espera do príncipe, quero deixar uma dica: dê uma chance para o sapo! Quem sabe você vai descobrir que ele guarda dentro de si algo muito melhor do que o idealizado e inatingível. Acima de tudo, dê uma chance a você mesma!

2 comentários:

  1. O principe tambem pode representar apenas a beleza externa, enquanto o sapo representa a beleza interna. Como vc mesma disse, bora considerar o sapo. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que depende do nosso olhar, perspectiva e expectativa. Bora! rs

      Excluir