terça-feira, 28 de junho de 2022

Sorrir faz bem


Por 
Vanessa Sene Cardoso

Se você fizer uma busca rápida no Google vai encontrar a seguinte informação: usamos 8 músculos quando sorrimos e 32 quando fazemos cara feia; ou seja, sorrir exige menos esforço. Então, por que, muitas vezes, conservamos aquela marca de tensão na testa? A ideia não é encontrar justificativas, ou culpados para nossa falta de descontração. E, sim, apenas refletir sobre o que transmitimos em nosso semblante. Vale ressaltar que nem sempre o aspecto sério e introspectivo é sinônimo de estresse ou falta de alegria. Por outro lado, se a sisudez for predominante, observe o sinal de alerta.

Vamos pensar um pouco nos prováveis ladrões da nossa alegria. Ao olhar para o mundo em que vivemos, já encontramos motivos de sobra para tristeza: maldade, corrupção, violência e injustiças nas mais variadas roupagens. Com certeza, você deve estar lembrando de alguma situação. E se não estiver, basta olhar ao redor, ou acessar qualquer veículo de comunicação. As notícias estão disponíveis. Essa realidade, embora visível e próxima, talvez não seja algo que nos atinja diretamente, pelo menos neste momento. Há razões, entretanto, que nos afligem de maneira certeira, como enfermidades, conflitos familiares, lutas no trabalho, problemas financeiros, desilusões, perdas diversas, enfim, acrescente a sua dor... Afinal, uma coisa é certa: todos passamos por adversidades.  

Se você puxar pela memória, vai se dar conta de que existem muitos motivos de gratidão e alegria também. Não vou apresentar uma relação. Deixo um desafio: faça uma pausa agora, feche os olhos e pense nisso.

Quando tudo vai bem é mais fácil ficar alegre, não é mesmo? Mas como manter o sorriso no rosto independentemente das circunstâncias? Penso que o segredo está na fonte da alegria. Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? (Romanos 8.32 – NTLH). Deus, o Pai, deu seu filho Jesus, o que há de mais precioso, para nos resgatar e nos dar vida eterna e verdadeira. Ele é quem supre todas as nossas necessidades. É dele que vem a alegria e o sorriso nos lábios. Se você ainda não experimentou da fonte da alegria, fica o convite.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate (Provérbios 15.13).

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos (Provérbios 17.22).

Vista seu melhor e mais sincero sorriso! Você vai ver a diferença que isso faz na sua vida, no ambiente, e na vida das pessoas ao seu redor. Se quiser voltar aqui no Limoeiro e compartilhar sua experiência nos comentários, sinta-se à vontade! Bora sorrir!

8 comentários: