sábado, 31 de dezembro de 2022

A verdade nos faz livres

 


Por 
Vanessa Sene Cardoso

Você já mentiu alguma vez? Costuma mentir de vez em quando? A mentira faz parte da sua vida? Como você se sente ao mentir ou ocultar algo? Se alguém disser que nunca mentiu, acabou de praticar a mentira. Ninguém escapa. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo (Efésios 4.25 – NVI).

A mentira é como uma corda que aprisiona. Quem costuma mentir, seja em situações corriqueiras ou em circunstâncias mais sérias, precisa sempre criar outra história para reforçar a que inventou anteriormente. E assim vai ficando cada vez mais enrolado. O destinatário da mentira é prejudicado; mas quem mente, além de ficar prisioneiro, acaba sendo transportado para um mundo imaginário, deixa de experimentar a vida real, com suas alegrias e tristezas, para viver em um mundo de fantasia.

Quem mente geralmente quer esconder algo constrangedor, evitar uma situação desconfortável, quer impressionar – pois não possui autoconfiança, ou simplesmente pretende se proteger de uma suposta reação de outra pessoa. Há vários motivos para justificar o que não tem justificativa. Muitas vezes também mentimos para nós mesmos.

Minha intenção aqui não é julgar nem criticar, mas promover uma reflexão sobre o assunto. Não somos perfeitos, estamos sujeitos a errar, mas quando optamos por viver na verdade, temos paz e descanso independentemente das circunstâncias, e experimentamos a liberdade. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8.32). Jesus é a verdade, é a luz que dissipa toda a escuridão.

Viva na verdade e seja livre!

Feliz 2023!

4 comentários: