quarta-feira, 5 de junho de 2024

Quando falta inspiração




Por Vanessa Sene Cardoso 

Todos nós precisamos de inspiração, seja para levantar, a cada manhã, e desenvolver as atividades cotidianas; no trabalho; nos estudos; nos relacionamentos... É lógico que, muitas vezes, não nos encontramos nesta condição: inspirados. Seguimos em frente na nossa rotina cumprindo nossos afazeres de forma automática. E está tudo bem. Quando a inspiração vem, no entanto, o comum ganha destaque e saímos do ordinário.

Se na vida a inspiração faz diferença, no ofício da escrita, ela é essencial, pois vai fazer com que a gente dê vida a um simples relato ou a um texto de ficção. Para o escritor, jornalista e outros profissionais das palavras, além do assunto, as ideias são ferramentas na construção do texto. Então, o que fazer quando falta inspiração? Ela é subjetiva e surge como um lampejo ou é algo que podemos encontrar de forma objetiva? É melhor quando a inspiração vem de maneira espontânea, sem esforço, mas, como, na maioria das vezes, não podemos esperar pela iluminação, vale a pena acender uma fogueira.

Podemos buscar elementos da realidade cotidiana, da natureza, do nosso acervo emocional, das nossas vivências, do nosso conhecimento, memórias, relacionamentos, riscar o fósforo da imaginação e trazer luz em forma de texto. Esses elementos são combustíveis para a criatividade e inspiração.

Onde você busca inspiração?