Por Vanessa Sene Cardoso
Neste período, quando nos despedimos do ano e aguardamos a chegada do próximo, para muitos, é um tempo de reflexão e retrospectiva dos 365 ou 366 dias. O que aconteceu de bom e ruim... Mas penso que o que pega para muita gente é a frustração pelo que não aconteceu ou pelo que não correspondeu ao planejado. Tudo para nessa época e o silêncio faz ecoar: É, ainda não foi dessa vez. Então, vamos preparar a lista com as metas e sonhos para o novo ano. Na minha lista tem item que me acompanha ano após ano. Sou grata, pois muita coisa tem dado certo, outras não; tem coisa que demorou muito, mas aconteceu; e outras que talvez seja momento de sair da lista.
A reflexão é válida. Registrar
metas, fazer planos, tudo isso é bom, independentemente da época do ano. Como
nosso calendário marca doze meses como um ano, início e fim, isso nos ajuda na
organização e planejamento. Gosto desse marco, pois para mim funciona. Só não
vale ficar refém dele.
O que fazer com as expectativas? Elas são boas, desde que não dominem nossa mente e emoções. Afinal, de um dia para o outro, as coisas podem mudar. Já teve essa experiência? E, às vezes, não será de um dia para o outro, mas depois de muito tempo. Já aconteceu com você? Uma coisa é certa, podemos aprender e crescer em todas as situações. A espera é uma professora e tanto. Se a gente quiser aprender com ela, é claro! Não desanime! Prossiga.
Sugiro substituir expectativa por esperança: Portanto, uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós. Foi por meio da fé que Cristo nos concedeu esta graça que agora desfrutamos com segurança e alegria, pois temos a esperança de participar da glória de Deus. Também nos alegramos ao enfrentar dificuldades e provações, pois sabemos que contribuem para desenvolvermos perseverança, e a perseverança produz caráter aprovado, e o caráter aprovado fortalece nossa esperança, e essa esperança não nos decepcionará, pois sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com seu amor. (Romanos 5.1-5 – NVT).
Feliz 2025!