quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A escrita



Por Vanessa Sene Cardoso

Como disse Rubem Alves:"Tenho sempre comigo o meu caderno. Meu caderno é a minha 'gaiola de prender ideias'.Porque as ideias são entidades fugidias, pássaros. Elas vêm de repente e desaparecem tão misteriosamente como chegaram. Não se pode confiar na memória. Se as ideias não forem presas com palavras escritas no papel, elas serão esquecidas."

E para que a mensagem seja entendida, é preciso "tratar" desses pássaros, as ideias, que, por meio da escrita, são transmitidas.Temos aliados que nos auxiliam nesse mister. São sinais gráficos que dão sentido ao que queremos comunicar.

Este vídeo da Associação Brasileira de Imprensa ilustra bem o que o uso de apenas um dos sinais gráficos pode provocar na inteligibilidade de uma ideia. Pode comprometer o sentido da mensagem que se pretende comunicar.



Para você que gosta de desafios:


Um homem rico estava muito mal de saúde. Pediu caneta e papel e escreveu assim:

- “Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”

Afinal, a quem ele deixou a fortuna? Eram quatro concorrentes: a irmã, o sobrinho, o alfaiate e os pobres. O escrito chegou às mãos deles e cada um fez a pontuação que lhe conveio, a fim de receber a herança. Então coloque a pontuação e diga quem ficou com a herança.

OBS.: Recebi este teste por e-mail, mas não sei quem é o autor.


Para melhorar a comunicação escrita, vai uma dica de leitura:

Escrever melhor
Dad Squarisi e Arlete Salvador
Editora Contexto



Nenhum comentário:

Postar um comentário