domingo, 25 de outubro de 2015

O limão e as palavras

Existe alguma relação entre esta fruta e a grafia de nossos pensamentos? Sim e não. Temos a liberdade de associar uma coisa à outra. Depende do quanto damos “linha na pipa” de nossa imaginação. Como nominei este espaço de "Limoeiro", tentarei justificar a escolha.

O processo 

Tudo começa na semente, depois vem a muda, flor, e fruto, numa simples descrição do cultivo. E não termina aí. O fruto tem semente que lançada ao solo dá origem a um novo processo. Uma semente pode resultar num “pomar” de limoeiros.
Com as palavras acontece algo semelhante. Elas são como sementes. Quando as escrevemos é como se estivéssemos lançando-as na terra, elas dão vida aos pensamentos e, compartilhadas, têm o poder de influenciar e provocar mudanças em quem as recebe, assimila e transforma em algo prático para a vida.
Vale ressaltar que o universo foi criado pela palavra de Deus (Hebreus 11.3).

Características do limão

Ele é azedo, mas tempera os alimentos. Seu sabor é marcante e não passa despercebido. Com água e um pouco de açúcar é um ótimo refresco em um dia quente. Ele tem propriedades medicinais que contribuem na desintoxicação do organismo. A cor verde simboliza esperança, nesse caso estou “subjetivando”.
As palavras também marcam a vida das pessoas, podem trazer alívio, clareza, esperança. Podem destruir ou construir um ambiente melhor, provocam transformações.

Para encerrar

Que tal essa comparação? Posso ter forçado a barra para justificar o título do meu blog, mas se para você isso não faz sentido, tenho uma explicação mais simples: limão é a minha fruta favorita.

Por Vanessa Sene Cardoso

4 comentários: