terça-feira, 11 de março de 2025

Comemorando Bodas de papel

 

Por Vanessa Sene Cardoso 

Um ano de casados = Bodas de papel. O papel pode parecer um objeto sem muito valor comparado ao ouro, diamante…Mas simboliza o espaço onde escrevemos nossa história, nossas memórias.

Para mim, que gosto de ler e escrever, e isso é o meu trabalho, o papel tem muito valor e significado. Ainda mais quando há folhas em branco para serem preenchidas ao longo da história.

No dia 9 de março de 2024, Rická e eu começamos a escrever um novo capítulo da nossa trajetória, juntos. Queremos viver tudo o que Jesus preparou para nós, que é bom, agradável e perfeito. E que o livro da nossa história resplandeça o amor e o perfume de Cristo, sendo inspiração para quem nos cerca e alcançando outras pessoas.

Vocês mesmos são a nossa carta, escrita no nosso coração, para ser conhecida e lida por todos. Sim, é claro que vocês são uma carta escrita pelo próprio Cristo e entregue por nós. Ela não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; ela não está gravada em placas de pedra, mas em corações humanos (2 Coríntios 3.2-3 – NTLH).



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Uma conversa comigo mesma



Por Vanessa Sene Cardoso


Se tivesse a oportunidade de atravessar o túnel do tempo e se encontrar com você mesmo no passado, o que diria?

Fiz esse exercício. Hoje, aos 53 anos, resolvi marcar um encontro para tomar um café com a Vanessa de 23 anos.

Ehh... Jornalista recém-formada, diante do desconhecido, muitos desafios e expectativas pela frente... Me conta uma coisa: o que aconteceu?

Bom, como você sabe, começamos na TV, durante a faculdade, mas depois da formatura, o início da carreira foi no rádio, depois veio a televisão, exploramos muitas áreas da comunicação.

Uau! E o sonho de ser escritora? Aliás, lembra das palavras de incentivo do nosso pai?

Claro! Em 2009, saiu nosso primeiro livro. Criamos o Limoeiro Produções Literárias. E sabe qual o primeiro livro que levou nosso selo? 

Nem imagino!

A biografia do nosso pai nos 80 anos dele. Depois produzimos mais dois livros, e, atualmente, estamos trabalhando em mais duas para este ano.

Foi muito bom relembrar esses trinta anos. Muito obrigada, Vanessa, por ter perseverado até aqui!


 

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

O início...



Por Vanessa Sene Cardoso

O início de alguma coisa, na maioria das vezes, traz um sentimento bom. O nascimento de um filho, o primeiro dia de aula, o começo de um relacionamento, ser admitido para a faculdade, um novo emprego e por aí vai... A lista é imensa. Exercite sua memória lembrando dos seus inícios. Como foram?

A possibilidade de começar algo pode provocar medo, trazer insegurança, mas também expectativa e a possibilidade de sucesso, de crescimento em diferentes áreas da vida. Estamos começando um novo ano. Ainda restam onze meses pela frente e o desafio que proponho para mim e para você é: dê o primeiro passo, arrisque.

Que possamos valorizar os pequenos começos, mesmo que não tenhamos êxito e seja necessário iniciar tudo outra vez.

Jó é um personagem bíblico que nos ensina muita coisa. Ele perdeu tudo: saúde, familiares, bens. Apesar dos desafios, reconstruiu sua vida. Vale a pena ler a história dele! Aqui vai um conselho, inspirado na experiência desse homem: Se você projetar alguma coisa, ela lhe será bem-sucedida, e a luz brilhará em seus caminhos (Jó 22.28 – NAA).

E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia (Tiago 5.11 – NTLH).