sexta-feira, 12 de julho de 2024

Minha melhor versão



Por Vanessa Sene Cardoso

“Você deve buscar sua melhor versão” é uma frase de efeito que está em alta principalmente em palestras e conteúdos motivacionais. Nesta semana, assisti a um vídeo em que duas jornalistas fazem uma reflexão sobre o cansaço em que vive a sociedade neste século. A busca desenfreada pela perfeição e pelo sucesso em todas as áreas, muitas vezes, nos torna escravos de nós mesmos. A exposição excessiva proporcionada pela mídia acaba contribuindo para essa autocobrança. Tenho que mostrar um estilo de vida impecável, uma imagem sem rasuras, tudo envernizado por muitos filtros, e com uma embalagem que encha os olhos dos frequentadores das redes sociais.

Minha intenção não é lançar pedras sobre a sociedade digital, até porque eu faço parte dela. Mas refletir é sempre proveitoso. Alimentar a autoestima, conquistar a aprovação das pessoas, aumentar a audiência nas redes sociais; afinal, qual o resultado dessa busca pela melhor performance em tudo? No momento, a minha resposta seria: cansaço. É comum ouvir as pessoas dizerem que estão cansadas, sobrecarregadas, esgotadas. Os distúrbios mentais e emocionais suplantam outros tipos de enfermidade. Essa é uma característica da sociedade atual.

O que fazer? Não tenho a resposta. Penso que começar com perguntas para nós mesmos possa acender uma luzinha no fim do túnel. Identificar o que nos traz cansaço pode ser o ponto de partida para uma mudança de rota e de foco.

Lembre-se! A sua melhor versão é você mesmo.

2 comentários: