sábado, 4 de abril de 2020

A mulher na janela





Por Vanessa Sene Cardoso

Começo o texto pedindo permissão para dar um spoiler. Fique tranquilo! Na verdade, será um meio spoiler. “A mulher na janela” que identifica esse artigo é o título de um livro de ficção escrito pelo autor americano A. J. Finn. Ele conta a história de uma mulher que após uma experiência traumática desenvolve uma síndrome que a impede de sair de casa.

Anna mora sozinha e seu contato com o mundo externo passa a ser através da janela. Ela costuma acompanhar o que se passa do lado de fora observando os vizinhos; e onde o olhar não alcança, recorre à lente de uma câmera fotográfica para aproximar a realidade das famílias do bairro e entrar na vida delas. A protagonista busca a intimidade dos outros para fugir de si mesma, dos seus fantasmas. Vou parando por aqui. Espero ter despertado a sua curiosidade. Indico a leitura.

Esse foi o título escolhido para o nosso Clube do Livro há mais de dois meses. Quem poderia imaginar que, como disse uma amiga, o título seria profético... rs. Pois é! Estamos todas, por força das circunstâncias (pandemia Covid-19), reclusas entre quatro paredes. Nossa reunião hoje é em ambiente virtual. Da ficção para a realidade.

Vamos conversar sobre a história, trocar impressões, experiências a partir de um mesmo ponto de partida,  apresentando nossas observações, diferentes considerações sobre o assunto, e, principalmente, vamos bater papo despretensiosamente. Longe, mas perto.

Hoje somos as mulheres nas janelas... virtuais, é bom frisar. E viva os 10 anos do Clube do Livro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário