sexta-feira, 3 de abril de 2020

No cantinho pra pensar



Por Vanessa Sene Cardoso

 “Agora você vai ficar ali no cantinho pra pensar”. Quem já recebeu essa ordem? Ela é ou, pelo menos, era comum na escola, em casa quando na infância fazíamos alguma “arte”, desobedecíamos, desrespeitávamos pai, mãe, ou outra figura que representava autoridade.

Como as crianças – boa parte delas – depois de algum tempo paradas começam a ficar inquietas, “o cantinho do pensamento” acaba sendo uma forma de disciplina, embora para algumas seja apenas um castigo mesmo. Tudo depende do ponto de vista, de como a experiência é assimilada.

Nos últimos dias, o cenário mundial, em decorrência da Covid-19, tem proporcionado o ambiente ideal para reflexão. A prática do distanciamento social colocou grande parte da aldeia global no cantinho do pensamento. Quando poderíamos imaginar que um inimigo invisível aprisionaria milhões de pessoas dentro de casa?! Sem trancas, sem algemas, no entanto, impedidas de ir e vir.

Nenhum arsenal bélico, nem tecnologias de ponta até agora foram capazes de vencer essa guerra. Creio que estamos no caminho, vai ter um fim, mas enquanto isso...

O mundo parou. Silêncio. Uma oportunidade para rever as prioridades. Nos dias de hoje somos consumidos pela correria cotidiana, pelas demandas da vida pós-moderna, pela velocidade das informações, pela dependência do ambiente virtual. Temos tantas ferramentas em mãos, que é muito fácil nos acharmos superpoderosos. De repente, em questão de semanas, fomos surpreendidos por uma circunstância que nos tirou o controle da situação, ou melhor, a enganosa sensação de controle.

Muitos de nós estamos tendo que enfrentar a nós mesmos, lidar com os relacionamentos, olhar com mais atenção para quem está próximo. Como vamos encarar esse momento? Talvez para você esteja tudo normal. Mesmo assim, vale a pena o exercício da reflexão. Como temos conduzido nossa vida? O que está legal e o que precisa de um novo rumo? Quais são nossos sonhos? Vamos aproveitar essa chance em que nos vemos obrigados, de certa forma, a dar uma pausa na rotina acelerada, e pensar, planejar, colocar ordem no mundo interior, ou relaxar mesmo. Há quanto tempo você não fica sem fazer nada?

Se no dia a dia nos dividimos entre os mundos real e virtual. Agora a balança está pendendo mais para o segundo. Estamos operando no ambiente e no modo digital. A conexão diminui as distâncias e facilita a comunicação. Realmente, o mundo parece uma aldeia em que os povos, independentemente de suas peculiaridades, vivem a mesma experiência. Sendo assim, podemos nos sentir no mesmo barco, ótima oportunidade para o exercício da solidariedade e da empatia.

Diante de tudo isso é reconfortante saber que: Os olhos do SENHOR estão em todo lugar (Provérbios 15.3). É ele quem faz mudar os tempos e as estações; é ele quem põe os reis no poder e os derruba; é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes (Daniel 2.21-23 – NTLH). Deus tem tudo debaixo de suas mãos e do seu controle. Ele é quem coloca ordem no caos, conforme os seus propósitos.

É tempo de recolhimento. Mas logo estaremos liberados do cantinho do pensamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário